ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 122-1


Poster (Painel)
122-1BIOPROSPECÇÃO DE MICRORGANISMOS CAPAZES DE PRODUZIR POLIHIDROXIALCANOATOS EM MEIO ENRIQUECIDO EM FONTES DE CARBONO E NITROGÊNIO
Autores:SANTOS, I.A.P (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; SILVA, A.L.S. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; LÓPEZ, A.M.Q. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Plásticos derivados do petróleo são polímeros utilizados em diversas atividades humanas, mas por serem recalcitrantes, seu descarte irracional causa desequilíbrio ambiental, o que tem desencadeado a busca por produtos alternativos de rápida biodegradação, como os polihidroxialcanoatos (PHAs) bacterianos. A prospecção de produtores de PHAs tem lançado mão de diferentes técnicas, como as que utilizam corantes com afinidade por tais substâncias, como o Vermelho do Nilo. Este é proveniente da oxidação espontânea do corante básico de oxazina (Azul do Nilo) em solvente polar, emitindo fluorescência alaranjada ao ligar-se especificamente a PHAs. As bactérias produtoras de tais substâncias podem exigir ou não limitação de um nutriente essencial (N, P, Mg, K, O ou S) para expressar tal característica. Este trabalho visou selecionar bactérias dessa segunda classe em solo ou lodo de uma estação de tratamento de efluentes agroindustriais (Coruripe/AL). Para tanto, após isolamento a partir de suspensão do material coletado (1g.L-1) em água destilada esterilizada (diluição10-3), inoculada em meio Ágar Nutriente (AN) esterilizado, e incubação por 72 h (30±1°C; escuro), as colônias bacterianas foram individualmente inoculadas em novas placas de AN, incubadas nas mesmas condições e, posteriormente (48h), transferidas (estria) para meio modificado de AN + solução de azul do Nilo em dimetilsulfóxido (concentração final no meio = 0,5 e 1 mg.L-1). Após incubação (48 h, 30±1°C; escuro), as culturas foram expostas a luz ultravioleta (UV) (302 nm). Cepas de Cupriavidus necator (ATCC 17699) e Escherichia coli (ATCC 25922) serviram como controles positivo (sintetiza PHA) e negativo, respectivamente, sendo o ensaio realizado em triplicatas. A metodologia original, isto é, com 0,5 mg corante.L-1, não foi satisfatória, visto que nem a bactéria de referência gerou fluorescência sob luz UV. Porém, na presença de 1 mg Azul do Nilo.L-1, dez dos isolados testados apresentaram tal característica, sendo que os isolados LBPMA-D63 e LBPMA-F68 emitiram brilho alaranjado equiparável aquele de C. necator. Outros cinco isolados bacterianos não se desenvolveram nesse meio, possivelmente devido a sensibilidade a essa concentração do corante. Conclui-se que o método modificado de prospecção preliminar de bactérias produtoras de PHAs é simples e eficaz, e que os isolados LBPMA-D63 e LBPMA-F68 são capazes de sintetizar PHAs sem limitação de nitrogênio.


Palavras-chave:  AZUL DO NILO, BIOPLÁSTICO, BIODEGRADAÇÃO, Cupriavidus necator